Galaretka: geléia polaca

Essa receita me lembrou muito minha infância. Retirei do Blog do Ulisses Iarochinski, grande escritor sobre assuntos da Polonia.

Galaretka (Geléia de Mocotó)

Ingredientes:
– 1 pé de boi bem grande (em rodelas grossas)
– 750 gr. de carne (muito músculo)
– 4 folhas de louro
– 1 colher de sopa de alho amassado
– 3 colheres de chá de molho de pimenta suave
– 1 pacotinho de pimenta da jamaica
– 1 colher de sopa de sal
– 150 gr. de legumes à gosto (cenoura, ervilhas…)
– 1 maço de cheiro verde
– 10 ovos cozidos.
Preparo:
Lave bem o pé de boi e leve para cozinhar (com bastante água) em panela de pressão por aproximadamente 2 horas. Numa outra panela cozinhe a carne musculosa com água e um pouquinho de sal… até que fique bem molinha. Retire o pé de boi com escumadeira e corte bem miúdo, retirando todas as gorduras. Deixe descansar. Retire a carne com escumadeira e desfie. Coloque as águas (do cozimento do pé de boi e da carne) numa panela grande e cozinhe os legumes em pedaços. Coloque a carne e o pé de boi nesta mesma panela dos legumes e adicione os temperos (louro, alho, molho de pimenta, pimenta da jamaica e sal. Deixe ferver por 20 minutos.

Montagem:
Forre vasilhames (tipo refratários em forma de anel) com rodelas de ovos cozidos e cheiro verde picado. Derrame o cozido vagarosamente. Deixe esfriar e leve para gelar. Depois de bem firme, raspe delicadamente a goprdura que se formou em cima e jogue fora. Então desenforme virando sobre um prato de maneira que os ovos cozidos fiquem por cima. Sirva com limão e pão de centeio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *